Pesquisa indica que o brasileiro tem pouca iniciativa

26 04 2011

por Daniela Lessa

O brasileiro valoriza as relações sociais, mas carece de iniciativa e empreendedorismo. Por consequência, o protagonismo não é uma de suas características mais marcantes. As conclusões são da Pesquisa sobre os Valores dos Brasileiros, realizada pela Marcondes Consultoria, que apesar de uma abordagem ampla, oferece uma série de informações para entender o comportamento no ambiente corporativo. A preferência do brasileiro recai sobre ambientes de trabalho agradáveis, com nível de pressão relativamente baixo e onde seja possível interagir para conseguir os objetivos. “Brasileiros são seres relacionais”, afirma o CEO da Marcondes, Caio Brisolla.

A metodologia da pesquisa, inédita no Brasil, mas já aplicada em 13 países, consiste em apresentar aos participantes três listas com aproximadamente 70 palavras referentes a uma série de valores. No total, participaram 2.544 pessoas, que foram instruídas a escolher, entre cada grupo de 70 itens, dez que fossem representativos de valores pessoais, de valores predominantes no Brasil de hoje e de valores desejados para o futuro.

O valor pessoal mais citado nacionalmente foi a amizade: 50,9% dos participantes o consideraram essencial. Quanto à predominância na sociedade, entretanto, prevaleceu a corrupção (54,1%). Em relação ao futuro, o aspecto mais desejado pela sociedade é a paz (40,8%), seguida da justiça (28,4%), também citada como um dos principais valores pessoais por 26,6% dos entrevistados. A justiça também ganha preponderância no ambiente profissional. “Além de valorizar um ambiente profissional harmonioso, o brasileiro gosta de reconhecimento e rejeita perseguições”, afirma Brisolla.

Valores com poucas citações também merecem uma avaliação mais acurada sob a ótica corporativa. “A inexpressividade de aspectos como abertura, diversidade e interdependência, por exemplo, sugere que há dificuldades nas habilidades de negociação e de atuação coletiva”. Ele também destaca que o alto número de citações para paciência e esperança (que são aspectos positivos) sugere certa passividade por parte dos brasileiros. Daí a conclusão de que o brasileiro, de modo geral, carece de protagonismo e empreendedorismo.

“Os brasileiros são muito amigáveis e valorizam seu ambiente íntimo, mas é difícil levá-los a uma mobilização social, assim como é mais difícil fazer com que um indivíduo assuma a responsabilidade de uma ação coletiva para si, como ocorre com maior facilidade em países como Austrália, Estados Unidos e Canadá”, compara Brisolla. Segundo ele, isso é notório na discrepância entre valores pessoais altamente positivos e valores percebidos na sociedade, profundamente negativos. Isso denota que o brasileiro, embora preze características elevadas em sua vida mais privada, indigna-se pouco com os problemas da sociedade e manifesta-se menos ainda para evitá-los. 

Política de RH

Dentro da empresa, isso se reflete em uma eventual aceitação passiva de valores empresariais dissonantes do pessoal. “É o caso do executivo que vai para o escritório e deixa a alma no estacionamento”, comenta o consultor. Segundo ele, essa situação é pouco recomendável e deve ser considerada com profundidade pelo gestor de recursos humanos na busca pelo alinhamento entre a empresa e seus colaboradores. “Não dá para um vegetariano trabalhar em uma empresa de processamento de carnes, mas dá para um rapaz que não gosta de gravata suportar usá-la em um banco”, pondera.

Brisolla lembra que a chamada geração Y, que já está assumindo postos de liderança em várias empresas, tem um DNA de protagonismo um pouco mais evoluído, mas ainda não está no nível de outros países. “Eles são mais questionadores e estão mais antenados com a questão ambiental, mas, em geral, usam o espaço profissional apenas para conquistar suas metas pessoais”.

Fonte: http://www.canalrh.com.br/Mundos/pesquisas_artigo.asp?ace_news={623958F5-BD99-489A-9C3F-CFD98C590555}&o={CD314413-4FD8-453B-A8CA-2C99E7435C86}&sp=-?.N0xW1B?JKD5.RQpOVF1BT:09VWy7NC.1

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: