Como se manter atraente para o mercado de trabalho

17 02 2011

por Marina Gaspar

 

Não basta ser competente, é preciso ser atrativo ao mercado de trabalho. É o que garante Laerte Cordeiro, especialista da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos, ao indicar que os profissionais devem ficar atentos ao seu nível de empregabilidade. “Empregabilidade é o nível de atendimento, por parte de qualquer executivo, das contínuas e mutáveis exigências profissionais impostas pelo mercado de trabalho”, diz. A receita para os executivos atuais é, então, manter um conjunto integrado de qualificações que as empresas procurem, seja no mercado ou em seu próprio quadro de funcionários. “Hoje em dia, não basta ser competente e ter conhecimento técnico na área de opção para assegurar alta empregabilidade. O mercado exige também a competência gerencial que leva a resultados e a competência humana e cultural que resulta numa relação produtiva com pessoas e organizações”, explica.

 

O problema, segundo o especialista, é que muitas vezes as pessoas só se preocupam com a empregabilidade na hora que têm de procurar um novo emprego. “A recomendação é que todo executivo procure testar sua empregabilidade e aprenda a enfatizar seus pontos fortes. A acomodação pode levar a um desastre na carreira.”

 

Dicas

 

Para ajudar a manter a empregabilidade nas alturas, o especialista dá cinco dicas de ouro:

 

– Ver e ser visto é essencial. Ir a eventos de headhunters ajuda a saber o que o mercado esperado profissional e, assim, se preparar para se encaixar em vagas futuras.

 

– Estar de olho nas vagas de emprego, mesmo sem estar procurando uma nova posição, é importante. O profissional fica a par do que o mercado exige na hora de trazer um novo funcionário ao quadro.

 

– Congressos, simpósios, reuniões, palestras e fóruns que tragam ao conhecimento o que as empresas de determinada área espera de seus executivos é de grande importância. Também, pesquisar em livros e revistas especializados em gestão de pessoas ajuda a saber sobre as inovações dos processos de recrutamento e o que os recrutadores entende como bons profissionais.

 

– Manter o currículo turbinado é fundamental. Assistir a cursos e a palestras em sua área de atuação permite ao executivo estar bem-preparado para alçar novos voos.

 

– Manter abertos os canais de networking para que as pessoas informem o que acontece à volta, no mercado de trabalho, e o que as empresas requisitam, é outra atitude recomendada.

 

Empregabilidade a mil

 

Estas são algumas características que fazem parte do repertório de um profissional com a empregabilidade a mil:

 

– Alta escolaridade formal.

– Investimento pessoal no aprimoramento profissional.

– Conhecimentos sólidos em tecnologia da informação.

– Proficiência em inglês e espanhol.

– Experiência profissional.

– Trajetória coerente de ascensão hierárquica.

– Competência no relacionamento interpessoal.

– Bons conhecimentos gerais.

– Bom relacionamento interpessoal.

– Visão globalizada.

– Conhecimentos de técnicas gerenciais modernas.

 

Fonte: http://www.canalrh.com.br/Mundos/gestaocarreira_artigo.asp?ace_news={71A2A5C9-CFDA-4BD7-8FA3-551F38372CF9}&o={82CE6822-8106-4AA7-9D32-BEA7AD390C9E}&sp=V=5D6xFT5QVK414U9p/MF-WTT5T1Gy21D:7


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: