Comunicação estimula o comprometimento e a confiança dos profissionais

11 02 2011

O alcance de resultados positivos através das pessoas com alta qualidade de decisão, e que pressupõe uma boa comunicação. A partir dessa visão estratégica, a Papirus Indústria direciona ações concretas para que todas as informações relacionadas à companhia estejam livres de ruídos e interpretações distorcidas. Com isso, hoje a empresa observa a presença de um bom relacionamento interpessoal que está inserido na cultura corporativa, o que leva a organização posicionar-se, inclusive, no mercado com os seguintes atributos: DNA transformador, flexibilidade e relações de valor. Isso, por sua vez, favorece o clima interno e eterno, permitindo que os líderes a as equipes pratiquem naturalmente a comunicação.

Fundada em 1952, a Papirus tem a sua fábrica localizada na cidade de Limeira, a 131 quilômetros da capital paulista. Possui 32 mil metros quadrados de área construída, 544 mil metros quadrados de área total e cerca de 360 funcionários. Com capacidade produtiva de 90 mil toneladas líquidas de papelcartão por ano, recicla, aproximadamente, 35 mil toneladas de aparas de papel por ano.

De acordo com Aline Teixeira, responsável pela área de Comunicação da Papirus, uma boa decisão incide uma comunicação eficaz. “É aí que começa a nossa preocupação com a comunicação. Em 2009, implantamos a Avaliação de Desempenho por Competências em todos os níveis, promovendo reuniões oficiais, a cada seis meses, entre líderes e equipes. Esses encontros nos trazem evidências e percepções importantes para o desenvolvimento dessas pessoas”, assinala.

Dentro da sistemática de fortalecimento do fluxo de informações na companhia, na prática a comunicação face a face entre os colaboradores acontece quando a equipe técnica – formada por funcionários da produção, da engenharia e manutenção, e de qualidade – promove reuniões diárias sobre resultados de produção, necessidades, atingimento de metas, entre outros assuntos relevantes ao negócio.

Ela salienta, ainda, que o “olho no olho” e a troca de informações e de percepções fortalecem a sensação de pertencimento, de comprometimento e de confiança. Ou seja, é a melhor maneira de garantir o diálogo, o desenvolvendo de diagnósticos mais rápidos de problemas e uma compreensão da equipe sobre o negócio e a sua função na organização. Isso faz com que a comunicação face a face torne-se um diferencial estratégico para a Papirus. E isso acontece naturalmente, quando as equipes são reunidas para falar sobre assuntos bons e difíceis como, por exemplo, a conquista de algumas certificações ou analisar ações para a superação da crise econômica.

Além disso, a área de Segurança do Trabalho promove o DSS – Diálogo Semanal de Segurança, que reune todas as equipes para discutirem temas importantes que não podem cair no esquecimento e que asseguram a integridade dos profissionais. Outras duas reuniões mensais estimulam o engajamento da liderança com a estratégia e o resultado: Reunião de “Performance” e Reunião Comercial, com informações ligadas aos departamentos de Marketing e Vendas.

Comunicação relevante – Quando indagada se um colaborador identifique algum problema no setor em que atua, ele tem livre acesso para informar o fato ao seu líder ou se reporta à área de RH, a responsável pela área de Comunicação da Papirus afirma que a diretriz da empresa é a de que os assuntos devem ser tratados diretamente com o gestor, sempre. No entanto, área de Recursos Humanos tem o papel de dar apoio aos líderes e aos funcionários.

Feedback presente – Como não poderia deixar de estar presente, o processo de feedback reforma a política de comunicação interna da companhia durante os encontros realizados para a aplicação das Avaliações de Desempenho. Ao final do processo é produzido um Plano de Desenvolvimento Individual e o feedback é muito importante, para que o gestor saiba usar a ferramenta e identificar necessidades de desenvolvimento individual e da sua equipe. Ou seja, todos os funcionários têm conhecimento do que a empresa espera de cada um.

Gestores preparados – Um indicador relevante para a comunicação interna da Papirus está relacionado à preparação dos gestores em relação à comunicação face a face. Eles são orientados para a aplicação das avaliações. Somando-se a isso, as lideranças estão em constante treinamento dentro do programa formal – o EvoluirPapirus – Líderes. Alguns módulos que acontecem, desde o início de 2010, encontram-se focos direcionados ao Team Building e ao desenvolvimento de competências individuais. “Uma das principais competências trabalhadas é a comunicação, seja ela verbal ou não. Acreditamos que as atitudes falam mais que palavras. É este o nosso foco de desenvolvimento: as atitudes”, comenta Aline Teixeira, ao acrescentar que a comunicação face a face é o principal fator que influência a presença do clima interno.

“Devemos citar que é relevante para nossa comunicação a realização de eventos internos, que contam com a participação dos familiares e fortalecem a relação dos gestores e suas equipes. Dentre esses, podemos destacar a Portas Abertas – responsável pela visita de familiares dos colaboradores à Papirus, a realização da Festa Junina e a Festa de Final de Ano. Em todos esses eventos, os familiares dos colaboradores são convidados e isso estimula a aproximação entre os níveis hierárquicos e, conseqüentemente, reflete positivamente na nossa comunicação”, pontua Aline Teixeira.

Outros canais – Não é apenas o contato face a face que dá respaldo à comunicação interna da Papirus Indústria. Em todas as áreas da empresa – administrativas e produtivas – existe um jornal mural chamado “Metamorfose”, onde são publicadas informações sobre o mercado, as ações da área de RH e fatos em geral. Há também o boletim informativo trimestral Papifolha, que veicula notícias sobre o mercado, eventos internos, premiações, entrevistas, entre outros assuntos.

Além desses recursos, existe a Redepapirus que é a intranet da companhia. Neste espaço, encontram-se informações diversas relacionadas a Papirus e seus sistemas de gestão. “Esses veículos de comunicação são muito importantes para que o público interno esteja envolvido com o negócio e, de fato funcionam, pois é muito comum sermos cobrados pelos colaboradores quando uma informação atrasa, pois eles sentem a necessidade de se manterem bem informados”, finaliza Alice Teixeira.

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Materia/6996/comunicacao-estimula-o-comprometimento-e-a-confianca-dos-profissionais.html


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: