Jovens querem fazer a diferença ao empreender, mostra pesquisa

16 12 2010

SÃO PAULO – Pesquisa da Nextview, empresa especializada em mapear tendências na área de Recursos Humanos, divulgada com exclusividade para o Valor, indicou o interesse dos jovens em se tornarem empreendedores e também mostrou que a principal motivação deles não é ficar milionário, mas fazer a diferença na sociedade.

Tanto os que já são empreendedores como os que ainda pretender abrir sua empresa têm motivação e opiniões semelhantes. Eles acreditam que é preciso ser inovador e corajoso, pois atuar como empreendedor é interferir positivamente na realidade a seu redor e desenvolver novas tecnologias e soluções. Mas também acham que o empreendedor brasileiro ainda precisa se desenvolver bastante.

Entre os empreendedores, 33% disseram que iniciaram seus negócios imbuídos da vontade de fazer algo de grande impacto para a sociedade; 22% disseram que sempre se espelharam em grandes líderes; 20% disseram que foi uma forma de se inserir no mercado de trabalho; 18% disseram que foi por influência de profissionais com quem tiveram contato ao longo de sua formação e, apenas 7%, por influência da família.

As respostas dos que ainda não têm seu negócio próprio, mas querem empreender vão na mesma linha. Quando perguntados sobre por que querem se tornar empresários, 31% disseram que querem fazer a diferença na sociedade; 29% declararam que sempre quiseram ter o próprio negócio; 26% afirmaram que é uma forma de crescer profissionalmente; 11% se espelham nos grandes líderes, e apenas 3% disseram ter influência da família.

Ser empreendedor

Para 36% dos que já empreendem, a atividade deve ter impacto sobre a realidade a seu redor. Outros 32% pensam que ser empreendedor é desenvolver novas tecnologias e competências. Já 25% acreditam que é ser o líder do próprio negócio e 7% imaginam que é buscar o lucro por conta própria.

A opinião dos que ainda pretendem empreender é praticamente idêntica: 35% acreditam que ser empreendedor é desenvolver novas tecnologias e competências, 32% pensam que é impactar a realidade ao seu redor, 26% que é ser líder do próprio negócio e 7% que é buscar o lucro por conta própria.

Para os que já são empreendedores, a característica mais apontada como sendo necessária para ser empreendedor no Brasil é o perfil inovador, 38%; corajoso, 21%; dinâmico, 13% e conhecedor da realidade brasileira, 13%. Outros 11% acreditam ser necessário conhecer as regras básicas de administração de empresas e, 4%, acreditam que é importante ser comunicativo.

Entre os que pretendem empreender, a crença na necessidade de se ter um perfil inovador é ainda maior, 44%. Mas um número maior (16%) acha que é necessário conhecer a realidade do país, enquanto 13% pensam que é importante ser corajoso e outros 13%, que é preciso ser dinâmico. Há ainda 11% que acham ser necessário conhecer as regras básicas de administração de empresa e, 3%, que ser comunicativo é relevante.

O que falta aos empreendedores brasileiros

Grande parte dos participantes da pesquisa que já são empresários, 42%, concorda que o empreendedor brasileiro precisa se desenvolver bastante. Outros 24% considera que o empreendedor brasileiro tem boa formação, mas pouco conhecimento prático e visão estratégica limitada. Enquanto 18% acreditam que ele possui bases teóricas e práticas consistentes, mas pouca experiência para lidar com adversidades e, 16%, que pode ser considerado um profissional de sucesso, comparado com grandes ícones.

Da mesma forma, 35% dos que disseram ter planos de empreender também acreditam que o empreendedor brasileiro precisa se desenvolver bastante; 27% acham que o empreendedor brasileiro tem boa formação, mas pouco conhecimento prático e visão estratégica limitada, 23% que possui bases teóricas e práticas consistentes, mas pouca experiência para lidar com adversidades, e 15% que pode ser considerado um profissional de sucesso, comparado com grandes ícones.

(Carolina Sanchez Miranda | Valor)

Fonte: http://www.valoronline.com.br/online/empreendedorismo/27338/346443/jovens-querem-fazer-a-diferenca-ao-empreender-mostra-pesquisa


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: