NA na matriz da Chery: Conheça a estrutura por trás da marca chinesa no Brasil

1 12 2010

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Dando continuidade à matéria sobre nossa visita a matriz da Chery em Salto – SP, hoje vamos falar sobre a estrutura por trás da marca chinesa no Brasil. Recebidos cordialmente pelo Sr. Natale – diretor de pós-venda – e pelas colaboradoras Bia e Carla, respectivamente do departamento de marketing e pós-venda, fomos convidados a conhecer toda a instalação da filial brasileira da Chery.

 

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Pós-venda

Conhecemos o armazém de peças de reposição, onde há um estoque significativo de vários tipos de peças para toda a linha Chery no Brasil. Há de tudo, desde laterais inteiras de Cielo e Face, até peças minúsculas de sistemas eletrônicos. Há também um grande número de peças feitas aqui mesmo no Brasil, o que eleva o percentual de nacionalização dos modelos. Para termos alguns exemplos no caso do Face, itens como pára-brisa, filtro de ar, bateria, rodas de liga leve, comutador de ignição, amortecedor traseiro, entre outros, são feitos no país. O comutador de ignição, por exemplo, é o mesmo disponível para alguns modelos da GM. Já o amortecedor traseiro é idêntico ao da antiga Kombi.

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Ou seja, embora de projeto chinês, algumas peças nacionais possuem características similares as do produto feito na China. Com isso, ao invés de importar da China, a Chery passa a adquirir estes produtos no mercado de autopeças nacional, reduzindo custo e tempo para entrega do produto. A Chery intensifica o envio de peças de reposição para criar um estoque regular nas concessionárias, acelerando o processo de reparo/manutenção dos modelos.

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Tivemos uma aula de pós-venda com o Sr. Natale, que gentilmente nos explicou parte do processo de importação de veículos, peças e sua distribuição a nível nacional. Até mesmo os custos relativos ao envio de peças e o custo para os concessionários foram mencionados. Muitas vezes, os consumidores não têm idéia de como é feita a importação e distribuição de veículos no país, onde os custos têm que ser analisados devido às diferenças nas cargas tributárias regionais e outras burocracias que o Brasil fornece para suas empresas.

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O armazém de peças da Chery está em constante ampliação, visto que com o aumento nas vendas e igualmente dos pontos de venda, se faz necessário um espaço cada vez maior para abrigar todo o estoque. Para isso, a área útil está avançando sobre as instalações da Nutriplus, empresa do ramo alimentício do Grupo JLJ, o representante oficial da Chery no Brasil. A tendência é ampliar tanto o estoque de peças quanto a área para treinamento e ensaios técnicos.

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Centro de Treinamento

Conhecemos também o centro de treinamento da Chery, onde mecânicos da rede de concessionárias recebem treinamento a respeito de sistemas eletrônicos, mecânicos e demais itens dos carros da Chery. Há uma ala só para treinamento de mecânicos em sistemas de análise eletrônica dos veículos. Cada marca possui seu próprio software de leitura informatizada da ECU dos seus modelos, assim protegendo suas informações secretas.

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Neste centro de treinamento, também são feitas avaliações práticas sobre toda a parte mecânica e elétrica do veículo. Com a ampliação da rede de concessionárias da Chery, um número cada vez maior de mecânicos está sendo formados para atender aos produtos. O pós-venda é uma das principais armas da Chery para conquistar o consumidor nacional, oferecendo oficina em todos os pontos de venda e garantia de 3 anos com assistência 24 horas.

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Demais dependências

Para quem não sabe os chineses da Chery já estão fixados no Brasil. Um grupo trabalha diretamente em Salto, enquanto outro está baseado em São Paulo. Este último trata dos trâmites legais para a construção da fábrica em Jacareí – SP, que terá capacidade plena de 150.000 veículos por ano. No dia de nossa visita – ontem (29) – uma nova ala administrativa foi inaugurada nas instalações da empresa, justamente para atender ao aumento nas vendas e controlar as operações da Chery no Brasil. Com esta ampliação, novos colaboradores devem ser admitidos para dar conta de todo o trabalho.

A estrutura ainda conta com salas dos departamentos e um show room com todos os modelos da linha. Em breve, este espaço ficará pequeno diante dos novos modelos que deverão ser lançados no Brasil. E com eles, mais peças e uma logística maior para a Chery administrar.

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Comemoração

Por pura coincidência, no dia em que estávamos em Salto, a Chery recebeu a informação de que os emplacamentos do mês até sexta passada (26) haviam ultrapassado a marca de 1.000 unidades. Na verdade, foram 1.047 veículos emplacados no mês. Com isso, a Chery estava na 14º posição no mercado. Como ainda não temos o fechamento de novembro, vamos esperar pela somatória total. A expectativa é de chegar próximo aos 1.200 veículos emplacados no mês, confirmando a nova posição da marca.

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Na ocasião, todo o quadro de funcionários estava presente, chefiado por Luis Cury, presidente da Chery do Brasil, que tivemos o prazer de conhecer pessoalmente. A comemoração marca um novo feito para a Chery, que gradativamente vai ampliando sua participação no mercado nacional e expandindo sua rede de concessionárias pelo país. O número também revela a aceitação dos carros da Chery pelo consumidor brasileiro. Conforme o tempo vai passando e a Chery vai demonstrando a que veio, a confiança do brasileiro em relação aos produtos da marca vai aumentando.

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Amanhã continuaremos a falar sobre nossa visita a Chery. Desta vez, vamos destacar o que todo mundo aqui quer saber, os carros. Aguarde.

 

Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/na-na-matriz-da-chery-conheca-a-estrutura-por-tras-da-marca-chinesa-no-brasil/


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