Como criar um networking eficiente para deslanchar na vida profissional

24 11 2010

RIO – Todo profissional que busca o desenvolvimento de sua carreira é aconselhado a investir no networkinge mantê-lo atualizado. Embora esta seja uma palavra comum no meio corporativo, há quem desconheça seu real significado. De acordo com consultores da área de RH, networking é o desenvolvimento de redes de contatos entre profissionais que costumam trocar experiências. Assim, essa conexão acaba por criar oportunidades, que podem se traduzir em novos negócios, conhecimentos e vagas de emprego, explica Marcus Gaspar, superintendente de desenvolvimento de pessoal da Personal Service.

Este relacionamento pode ser feito tanto pessoalmente, através de almoços, seminários e eventos, como via redes sociais, completa Guilherme Brandão, sócio da 2GET, empresa especializada em recrutamento de executivos de alta gestão, no Rio de Janeiro. A tecnologia atual veio facilitar todo este processo e vem possibilitando a criação de diversas comunidades para que as pessoas encontrem outras com interesses (profissionais ou não) afins. Bons exemplos são o LinkedIn, Twitter e o Orkut, entre outras ferramentas. Mas, segundo Brandão, é importante para o profissional não só criar uma rede de contatos, mas mantê-la sempre ativa.

Segundo o superintendente da Personal Service, as redes de relacionamento são hoje, de fato, um banco de talentos amplamente acionados pelas empresas e headhunters (caçadores de talentos). Contudo, este é somente o primeiro passo para alcançar oportunidades potenciais, diz ele:

– É fundamental estruturar e manter todas essas redes de contatos. Mas, além disso, o profissional tem que desenvolver suas competências, de modo que possa chamar a atenção.

Os especialistas são unânimes ao afirmar que a imagem do profissional é tudo para o mercado: sua história, credibilidade e realizações são os pontos centrais para que haja desenvolvimento e avanço de carreira. E, diz Gaspar, este conhecimento acumulado de pessoas que se relacionaram ao longo da carreira é que forma a identidade de um profissional:

– Criar relacionamentos profícuos é fundamental para alcançar oportunidades diferenciadas e ter sucesso no mundo corporativo. No Brasil, em especial, temos uma intensa movimentação de profissionais e isso acaba tornando o mundo corporativo muito pequeno, muitos se cruzam em diversos momentos da trajetória profissional.

Brandão, por sua vez, acrescenta que, por mais satisfeito que a pessoa esteja em seu trabalho, é sempre enriquecedor conhecer as experiências de outros profissionais.

– O ser humano está em constante aprendizado e ver o que o colega já vivenciou, seja positivo ou negativo, só tende a agregar.

Os consultores afirmam ainda que o profissional que sabe utilizar o networking de modo eficiente quase sempre tem acesso às melhores ofertas e colocações em relação àqueles que não dispõem de uma rede de contatos adequada, mesmo quando são melhor qualificados para ocupar uma determinada posição.

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/11/23/como-criar-um-networking-eficiente-para-deslanchar-na-vida-profissional-923087668.asp

Anúncios

Ações

Information

One response

26 11 2010
Sergio Silva

Realmente o networking é de suma importância no deslanche da vida profissional. Estamos desenvolvendo um projeto de um site e sentimo que entre os desdobramentos previstos, é um grande aumento nos nossos relacionalmentos que, certamente implicarão novos horizontes e novos negócios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: