Por que você está desempregado?

21 10 2010

Que ações devem ser feitas para ajudar a encontrar aquela oportunidade de trabalho?

Por Julio Sergio Cardozo

Frequentemente recebo perguntas do tipo: Se há oportunidades sobrando diante do aquecimento da economia, por que, então, não consigo emprego? A verdade é que hoje no Brasil existe mais emprego do que gente capacitada para ocupar as vagas que se abrem. O que não há é desemprego para aqueles que estão preparados para o mercado de trabalho. O que você deve fazer?
Algumas ações podem ser feitas, por exemplo, comece vendo o que você quer. Que tipo de trabalho você quer, onde você quer trabalhar, que lugar valorizaria suas habilidades, coisas assim. O próximo passo é descobrir onde estão as oportunidades que você está interessado em se candidatar, se em empresas privadas, se no Governo. Aí vem o terceiro passo, que é importantíssimo. Você precisa descobrir o que se está exigindo dos candidatos para conquistar uma vaga.
É um conjunto de requisitos, de competências e habilidades. Para isso é preciso que você faça uma análise profunda das suas credenciais, ou seja, daquilo que você sabe fazer. Procure ser sincero consigo mesmo. A partir dessa auto-avaliação, compare com tudo que você descobriu das empresas em que pretende trabalhar.
Certamente você vai dizer: “Ah, estou pronto, tudo que a empresa exige eu já tenho”. Nesse caso, é hora de bater à porta da empresa que você está de olho. Agora, há uma outra possibilidade, que não deve ser desprezada. Pode ser que faltem algumas ou todas as habilidades. Nesse caso, nós vamos para o próximo passo que é você adquirir essas competências. Aí sim você estará pronto para buscar a sua vaga. Ela está lá lhe esperando. Só me resta dizer: parabéns pelo seu sucesso!


Julio Sergio Cardozo

Julio Sergio Cardozo é conferencista, consultor de empresas e professor livre-docente de controladoria & finanças. Leciona no Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ e em cursos de MBA como professor convidado em diversos programas no país. Contador e Administrador, obteve o título de livre-docência pela UERJ com a defesa da tese: “A Inadequação dos Pareceres de Auditoria”. Participou, como orientador, presidente ou membro, em mais 80 bancas examinadoras de dissertações de mestrado e teses de doutorado na UERJ, Fundação Getulio Vargas, IBMEC e Universidade de São Paulo – USP.

Articulista ativo, escreveu mais de uma centena de artigos publicados em jornais e revistas de grande circulação no Brasil e no exterior. Conferencista bem avaliado, proferiu mais de 80 palestras no Brasil e no exterior. Detentor do “Prêmio Conselho Federal de Contabilidade de Pesquisa Contábil”, da “Medalha do Mérito Contábil” concedida pelo CRC-ES e da medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho” – Ordem do Mérito Contábil concedida pelo CRC-SP.

Autor dos livros: “Contabilidade Geral” – Editora Dimensão; “Relatórios e Pareceres de Auditoria” – Editora Atlas (obra única e de referência sobre o tema);  “Você Não Tem de Ceder: A Trajetória de Força e Ética de um CEO no Brasil” – Editora Campus/Elsevier; e “O Melhor Vem Depois. Desvendando o Enigma da Longevidade” com coautoria de Andrea Giardino – Editora Saraiva

Foi sócio da Ernst & Young por mais de vinte anos ocupando posições de destaque tendo como principais clientes as Organizações Globo – TV, rádios, mídia impressa, NET – Grupo Peixoto de Castro, Coca-Cola, Generali do Brasil Seguros. Como Chairman & CEO da firma na América do Sul integrou as operações na região e expandiu os negócios a taxas muito superiores às da concorrência. Tornou-se membro do Board da Ernst & Young Americas com sede em Nova York.

Após a sua aposentadoria da Ernst & Young fundou a Julio Sergio Cardozo & Associados, empresa de consultoria em negócios com sede na cidade de São Paulo.

Ligações externas:

Twitter: www.twitter.com/juliocardozo
Site: http://www.cardozo-group.com

Fonte: http://www.linkedin.com/news?viewArticle=&articleID=183274660&gid=2137436&type=member&item=28404034&articleURL=http%3A%2F%2Fwww.administradores.com.br%2Finforme-se%2Fartigos%2Fpor-que-voce-esta-desempregado%2F47508%2F&urlhash=tdic

Anúncios

Ações

Information

One response

21 10 2010
alex oliveira

Interessante o comentario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: