Vendas das importadoras de carros sobem 19,9% em agosto, diz Abeiva

16 09 2010

Ao todo, foram emplacadas no mês 10.041 unidades.
Marcas devem fechar 2010 com 90 mil unidades vendidas no país.

Priscila Dal Poggetto
Do G1, em São Paulo

Falta Kia Cerato nas lojas

Kia Cerato deve faltar nas lojas por causa da
burocracia na homologação (Foto: Divulgação)

O volume de carros importados emplacados subiu 19,9% em agosto em relação a julho. Ao todo, foram vendidas no mês 10.041 unidades contra 8.377 no período anterior. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), que representa 30 marcas, entre elas, BMW, Porsche, Ferrari, Kia Motors, Volvo, Land Rover e Chery.

Na comparação com agosto de 2009, a expansão chega a 154,6%. Na época foram emplacadas 3.944 unidades. No ano passado, as vendas haviam sido afetadas pela crise mundial e pelo aumento do dólar, além da maior facilidade em comprar carros nacionais por causa do desconto sobre o IPI – os modelos importados têm na formulação de preço a alíquota de importação de 35% sobre o preço do veículo.

No acumulado dos oito meses do ano, a Abeiva aponta forte alta, de 148,9%, com 60.218 unidades. No ano passado, o acumulado de janeiro a agosto foi de 24.194 veículos. “Com esse desempenho, devemos encerrar o ano com 90 mil unidades emplacadas”, afirma o presidente da Abeiva, José Luiz Gandini, que também preside a Kia Motors.

Segundo ele, se o Brasil continuar no mesmo ritmo de crescimento e o mercado crescer, a Abeiva deverá atingir o volume de 120 mil unidades vendidas em 2011, o que chegaria ao último recorde, de 1995. “Não se sabe o que vai acontecer porque será um ano pós-eleição. Acreditamos também que no ano que vem o câmbio fique em torno de R$ 1,90″, pondera Gandini.

As vendas no atacado – das importadoras para as concessionárias – mostraram alta de 62,8% em agosto, na comparação com o mês anterior. Foram 13.428 unidades contra 8.247 veículos em julho. No acumulado de janeiro a agosto, a alta é de 181,6% em relação ao mesmo período de 2009.

Embora os resultados sejam positivos para as importadoras, o presidente da Abeiva afirma que a participação das importadoras independentes é pouco significativa ao considerar o volume de veículos importados pelas montadoras instaladas no Brasil. A maioria de tais importações é beneficiada pelos acordos bilaterais com países como México e Argentina, que não são submetidas  à alíquota de 35%.

“Fala-se muito da ‘ameaça’ do aumento das importações, mas quem mais importa são as próprias montadoras do país. O ministro Miguel Jorge, inclusive, reconhece isso”, reclama Gandini. De acordo com dados da Abeiva, do total de veículos vendidos no mercado brasileiro em agosto, 80,74% (239.477 unidades) foram carros fabricados no país, 15,87% (47 mil) foram modelos importados pelas montadoras e 3,4% (10 mil) importados pelas filiadas à Abeiva.

Mesmo assim, a participação da Abeiva cresce, já que em 2009 era de apenas 1,44%. Com isso, a rede de concessionárias também se expande. Em agosto, somaram-se na rede de distribuição 495 lojas. Segundo Gandini, o ano deve fechar com 575 pontos de vendas das associadas.

Vai faltar Kia Cerato no mercado
Além de rebater as críticas às importações, Gandini reclamou da demora entre três e quatro meses para a homologação de produtos que chegam ao mercado nacional. Segundo ele, o Kia Cerato, por exemplo, sofreu alterações na Coreia do Sul no sistema que abrange motor e transmissão. Assim, o modelo teve de passar por uma nova homologação no Brasil e ainda não foi liberado. “Por causa disso, vai faltar nos nossos estoques o Cerato”, diz.

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/09/vendas-das-importadoras-de-carros-sobem-199-em-agosto-diz-abeiva.html

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: