Como a alta direção pode ficar próxima dos colaboradores?

20 07 2010

Patrícia Bispo

É notório que os dirigentes corporativos possuem agendas lotadas, pois cabe a eles gerir processos, tomar decisões que podem alavancar ou causar retrocesso no negócio. Mas nas atribuições da alta direção, uma nunca deveria ser esquecida: a proximidade com os demais profissionais que dão vida às empresas. Afinal, uma companhia também precisa de pessoas que atuem nas mais variadas funções: desde a portaria até a secretária que agenda os encontros dos executivos. Abaixo, listo alguns motivos, para os executivos “estreitar” a distância que os separam dos demais colaboradores.

1 – É comum ouvir que muitos executivos, quando ativem o “auge da carreira”, perdem o estímulo pelo trabalho que realizam. Isso, em alguns casos, pode ser reflexo do tempo que se mantiveram no “pedestal”, longe da realidade que estava logo após as portas das suas salas. Ter uma visão da realidade, da dia a dia das outras pessoas que integram a empresa, pode ser um fator motivacional para muitos executivos. Muitos deixam de implantar processos de mudanças, porque ficam indecisos sobre os impactos que suas decisões causarão. Ou sejam, podam a oportunidade de enfrentar desafios que os estimulem profissionalmente.

2 – Através do contato com profissionais de vários setores, a alta direção tem condições de identificar os pontos fortes e fracos (aqueles que precisam ser trabalhados em todos os processos de gestão). Ficar apenas atrás de uma confortável mesa, lendo relatórios complexos, não garante que os dirigentes conheçam a realidade das suas empresas.

3 – Manter uma proximidade dos talentos humanos possibilita aos CEOs constatem fatores que influenciam a atração e a retenção dos profissionais que fazem a diferença para o negócio.

4 – Só é possível saber se a cultura organizacional está ou não sendo disseminada, quando se mantém contato com os profissionais que atuam na empresa. Vale lembrar que através da cultura organizacional, os valores e a missão de uma companhia ganham força e “raízes profundas”, quando são assimilados e praticados diariamente pelos colaboradores.

5 – Quando possível, fazer uma visita aos setores da empresa possibilita aos dirigentes sentirem como está o clima organizacional e como os profissionais percebem as ações adotadas pela empresa. Um passeio “surpresa” pode ser muito mais eficaz, pois quando se comunica uma visita oficial há pessoas que agem de forma artificial, em detrimento ao comportamento que adotam no dia a dia.

6 – A proximidade entre dirigentes com os demais funcionários, faz com que ações/programas adotados pela companhia ganhem mais credibilidade junto ao público interno. Isso porque as pessoas passam a ver que a direção não é formada por “intocáveis”, mas sim por profissionais que também fazem parte da empresa e que agregam valor ao negócio.

7 – Uma diretoria próxima à realidade do corpo funcional faz com que boatos, informações infundadas percam força pelos corredores da empresa, uma vez que caso surja uma notícia preocupante os colaboradores darão credibilidade aos canais formais e aos líderes, para se tranquilizarem.

8 – A direção que estimula um canal aberto, para que os funcionários enviem sugestões ou façam denúncias de ações abusivas como, por exemplo, assédio moral ou sexual, certamente evitará transtornos e ações trabalhistas.

9 – A utilização periódica dos canais de comunicação interna como intranet ou informes impressos devem conter um espaço reservado para a diretoria. É o conhecido “Palavra do diretor”, onde podem ser abordados assuntos relevantes relacionados diretamente à empresa e que impactem no dia a dia dos funcionários.

10 – A área de Recursos Humanos deve promover e estimular espaços para os CEOs falarem com os profissionais. Geralmente, há empresas que realizam o conhecido “Café da Manhã com o Presidente”. Na oportunidade, além dos gestores, funcionários de setores variados devem ser convidados para participarem desse encontro e “atuarão” como representantes dos seus pares junto à alta direção.

Retirado de: http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Dicas/6685/como-a-alta-direcao-pode-ficar-proxima-dos-colaboradores.html


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