Como gastar menos na hora de abastecer

16 04 2010

Em tempos de alta do petróleo a melhor coisa a se fazer é economizar combustível. Mas como fazer essa economia? É o que vamos discutir agora.

manutencao x consumo

Quanto seu carro está consumindo?

Devemos partir de um princípio bem simples, antes de fazer qualquer coisa, que servirá como ponto de partida. O consumo do carro é essencial para se chegar a uma relação entre consumo ideal e o custo da manutenção.

Para se fazer o cálculo é simples (porém o bolso sente uma dorzinha):

  1. Você deve encher o tanque de combustivel até a bomba travar (eu disse que ia doer, mas lembre-se que você vai usa-la), não deixe o frentista tentar arredondar ou completar além disso,
  2. Anote a kilometragem que está marcada no odômetro (aquele que se encontra-se no meio do velocímetro) e se tiver um odômetro parcial zere-o.
  3. Ande com o carro até ele atingir entre 3/4 e meio tanque. Você pode andar mais, porém …
  4. Volte ao posto (de preferência o mesmo e na mesma bomba) e complete o tanque de novo até travar a bomba.
  5. Anote a kilometragem e a quantidade de litros informada na bomba de combustível.

Feito isso pegue a calculadora e faça a seguinte conta (kilomentragem final – Kilometragem inicial)/Quantidade de litros abastecido. O resultado dessa conta será o consumo do seu carro.

Manutenções Básicas

Algumas manutenções são básicas e devem ser feitas de tempos em tempos, por isso se a sua estiver vencida ou você não se lembrar de quando a fez, é melhor faze-la para a saúde do motor do seu carro.

Troca de óleo

Existem vários tipo de óleo e cada um tem características e tempo de troca diferentes, porém todos devem ser substituídos de tempo em tempo.

Óleo Mineral – São obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Normalmente são mais baratos e a troca é feita mais rapidamente, em torno de 5.000 km.

Óleo Semi-sintético – Empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo. São mais caros que os óleos minerais, porém oferecem mais tempo de proteção e com isso sua troca fica em torno de 8.000 km.

Óleo Sintético – São obtidos por reação química, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros. São bem mais caros que os demais, porém oferecem uma proteção bem maior do motor e o tempo de troca é de aproximadamente 10.000 km.

Obs.: É muito importante que você veja no manual do seu carro o tipo de óleo ideal para ser usado e que o período de troca do óleo adquirido seja verificado na embalagem.

Outra parte importante da troca de óleo é que o filtro seja trocado em todas elas, para que se evite entupimentos ou perda de pressão do óleo.

Veja como é a circulação de óleo no motor na figura abaixo (clique para ampliar):

circulacao de oleo no motor

Troca do Filtro de ar

O filtro de ar, para muitas pessoas, não tem quase importância nenhuma e por isso poucas pessoas trocam nos períodos corretos. O que pouca gente sabe é que o filtro de ar protege o motor das partículas sólidas que vem no ar e podem destruir seu motor caso caiam na camara de combustão.

Para saber o tempo de troca do filtro de ar basta consultar o manual do seu carro, mas a média fica em torno de 10.000 km. Caso seu carro tenha GNV a troca deverá ser feita impreterivelmente aos 5.000km.

Troca de Velas

A troca das velas se torna importante a medida que elas é que fazem com que a combustão seja feita de forma completa, Caso a centelha não esteja atingindo uma ignição perfeita o combustivel pode estar indo descarga abaixo.

Verifique no manual o tempo e o modelo de velas corretos para os seu veículo, Normalmente a troca de velas não excede os 30.000 km.

Alinhamento de Direção

O alinhamento de direção faz com que o carro ande de uma forma correta, causando menos atrito entre os pneus e o chão. Com menos atrito o esforço do motor para efetuar o arranque e o deslocamento é menor, e o consumo de combustível é menor também.

Se puder de preferência para alinhamentos computadorizados, pois o erro costuma a ser bem menor que nos alinhamentos a laser.

Calibração de Pneus

A calibração dos pneus se torna importante pelo mesmo motivo que o alinhamento, a diminuição do atrito entre o chão e as rodas do carro. Se os pneus estiverem “murchos’ ou vazios o atrito se torna maior pois a área de contato do pneu com o chão é maior e se estiverem muitos “cheios” a direção fica ruim pois o carro passa a pular muito.

O valor da calibração dos pneus está no manual do carro, porém antes de verifica-la certifique-se que o pneu utilizado é o mesmo que está lá. Caso seja diferente é melhor consultar o fabricante.

Dirija com eficiência

dirigir

Mas não basta somente as manutenções no carro se a forma de dirigir fizer o consumo aumentar. Seria como se para cobrir um santo necessitasse descobrir outro.

Algumas dicas para o dia a dia são importantes :

  • Evite acelerar ou frear bruscamente. Além de aumentar o consumo, atitudes como estas causam o desgaste prematuro do veículo;
  • Quando atingir a velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador;
  • Sempre que possível dirija com as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar;
  • Evite andar com o ar-condicionado ligado em dias frios;
  • Evite carregar mais peso do que a capacidade do carro;
  • Troque as marchas na hora certa. Isso evita com que o motor ande em alta rotação. A maioria dos carros vem com conta-giros no painel, exceção feita aos modelos populares. Leia o manual e respeite a faixa de rotação indicada;
  • Desligue o carro se estiver por mais de dois minutos parado em congestionamentos;
  • Velocidades moderadas são mais econômicas;
  • Não leve peso desnecessário não porta-malas, pois isso exigirá mais esforço do motor;
  • Não espere o tanque ficar na reserva. Resíduos do fundo podem entupir os bicos injetores

http://www.thebest.blog.br/2008/06/27/como-gastar-menos-na-hora-de-abastecer/


Ações

Information

One response

16 04 2010
Como abastecer seu carro com qualidade « Rh Automotive News

[…] Além das dicas de abastecimento, dadas acima, é super interessante que você verifique se o seu carro está economizando combustível. Para isso dê uma lida na postagem Como gastar menos na hora de abastecer. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: