DIRETRIZES PARA GESTÃO EFICIENTE

24 03 2010

Autoria: Sérgio Luis Bergamini

Introdução: Abaixo apresento pontos a serem considerados para a fundamentação de tomada de decisão, com o propósito da consolidação e/ou ampliação dos negócios de sua empresa.

Considerações:

1. Há um número cada vez maior de concorrentes em muitos setores, nacionais e internacionais, provocando um maior elenco de opções para os clientes consumidores.

2. O aumento da competição está gerando excesso de suprimentos e margens reduzidas.

3. Estão sobrevivendo as empresas que ousam reinventar seus processos de gestão, principalmente de produção, trazendo em conseqüência maiores satisfações aos clientes. É de fundamental importância a dinamização da empresa através dos fluxos de valor associados à técnicas de TQM – Total Quality Management e de kaizen e, sobretudo, da mais ampla e profunda análise e adoção de soluções de logística visando o mais ágil e competente atendimento das necessidades dos clientes.

4. As empresas com nova visão de estrutura são mais rápidas e eficientes, principalmente aquelas que adotam estruturas horizontais ao invés de estruturas verticais hierarquizadas com muitos níveis de comando e, sobretudo, implantando gestão integrada administrativa, econômica, financeira e contábil.

5. A adoção de critérios de qualidade mais amplos e detalhados, vem encorajando os clientes a confiarem mais nas empresas que os adotam.

6. O rápido avanço de novas tecnologias vem apresentando novas oportunidades de negócios e tornando obsoletas muitas operações existentes. É importante salientar que há dois momentos fundamentais quanto aos aspectos tecnológicos: no primeiro momento a absorção de tecnologias e no segundo momento a geração de tecnologias. Define-se aqui tecnologia como a aplicação prática do conhecimento científico.

7. As novas tecnologias estão permitindo o surgimento de novas empresas que atacam mercados já estabelecidos.

8. As empresas pós-reestruturadas, com foco em gestão enxuta e ágil, desafiam as empresas tradicionais.

9. Os produtos obtidos através de processos automatizados, empurram os preços para baixo, reduzindo custos e, diante da concorrência, adquirem melhores condições para competir. A palavra de ordem é “reduzir custos e eliminar desperdícios, objetivando maximizar lucros”.

10. Há sempre o risco de flutuação na proteção a determinados setores: alguns podem vir a perder a proteção, enquanto outros podem vir a ganhar proteção. Isto exige o acompanhamento sistemático para que haja o reconhecimento e a identificação dos movimentos da economia, para que sejam antecipadas decisões que protejam a empresa e que não venham a surpreender depois, colocando em risco a estabilidade financeira da mesma.

11. É sempre saudável reinventar alianças com outras empresas, sejam de fornecedores, sejam de clientes, e que se fundamentem em competência técnica, excelente qualidade e rigorosa pontualidade nas entregas.

12. Os ciclos que correspondem ao tempo de projeto ao lançamento de novos produtos estão diminuindo.

13. Todas as operações estão mais rápidas, principalmente devido à informática, redes de relacionamento e técnicas de just-in-time (kanban). Há menos tempo para se responder às ameaças e a correspondente tomada de decisão para proteção dos negócios da empresa.

14. Os clientes de determinadas empresas, em alguns setores, estão transferindo suas Engenharias de Desenvolvimento de Novos Produtos para a competência de seus fornecedores.

15. Hoje se exige que os processadores adotem visão verticalizada de fornecimento: desde a concepção do produto e seu projeto de desenvolvimento, passando pela identificação do melhor processo de produção, mais seguro e com melhor qualidade, até a entrega final ao cliente do produto desenvolvido. Este desafio envolve amplo conhecimento do cenário PPP – Projeto, Processo e Produto.

16. As empresas que sofrem diversas ameaças da concorrência devem estar se prevenindo através de sistemas de informações amplos, seguros e rápidos, para que seja promovida uma gestão apropriada do conhecimento. Informação é o instrumento para se obter conhecimento. Conhecimento é poder.

17. É importante que os recursos das empresas sejam otimizados em sua verdadeira extensão, de tal forma que o corpo operacional esteja estimulado e motivado a perseguir avanços com vistas a atingir os objetivos da empresa. Desta forma, pela valorização do homem na organização, gerar mais valor agregado ao produto pelo aumento de produtividade e da eficiência. É importante salientar que a competitividade, como vantagem competitiva, só tem sentido se forem aplicados esforços no sentido de se obter a maior produtividade possível.

18. Mais do que antes os relatórios de controles devem ser editados no menor tempo possível e com a maior confiabilidade, alimentando o processo de decisão e funcionando como ferramentas de gestão.

19. A nova dinâmica dos negócios exige envolvimento total dos componentes da organização com os objetivos, com a missão e com os valores que empresa professa e se distingue no mercado. É de vital importância que se adote como modelo de gestão a maior transparência possível, de tal forma que os resultados, bons ou ruins, sejam de conhecimento de todos os componentes da organização.

20. As empresas que adotam uma maior dinamização de seus negócios devem estar atentas a uma exigência importante: a elaboração do Balanço Socio-Ambiental. Esse enfoque é um dos elementos que constituem considerável vantagem competitiva, ampliando e consolidando imagem de interesse em soluções para problemas de respeito ao homem e ao meio ambiente.

Este elenco de considerações visa colaborar com o sucesso de empreendimentos e pode ser ampliado de acordo com o interesse particular da organização. Assim, quero manifestar minha intenção e disposição para colaborar com a organização que esteja em busca de melhores resultados.

Sérgio Luis Bergamini
Tel.: (11) 3885-6797
(11) 3885-6807
Cel.: (11) 9190-6328
e-mail: slbergamini@yahoo.com.br


——-

Caso você queira enviar um artigo, nos envie um e-mail para contato@rhautomotive.com.br


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: