Projetando sonhos de consumo!!

10 03 2010

Este artigo foi retirado de nosso grupo no Linkedin, Rh Automotive, postado pelo nosso amigo Julio Cesar de Camargo, Engenheiro Sênior da PSA.

Para um produto ser competitivo num mercado como o automobilístico, por exemplo, é de suma importancia considerar no seu projeto os anseios e as necessidades do consumidor. Para atender a importancia do assunto os principais aspectos considerados pelo consumidor, e que indicam prazer e satisfação na compra de um novo lançamento são: a estética, a usabilidade, a qualidade e as características oferecidas no produto. Se ele for bem sucedido nestes aspectos é quase certo que seu fabricante cultive o consumidor e o matenha fiel a sua marca, isso é o ideal.
Durante desenvolvimento de um automóvel vários atributos são considerados, como performance e potência do veículo, consumo de combustível, custo, segurança, aerodinâmica, etc. Dentre estes, existe um atributo identificado como a percepção do consumidor em relação à qualidade do design/projeto e à qualidade de sua execução.
O trabalho de desenvolvimento dessa percepção de um veículo é trabalhado desde do início do projeto com a definição das características do produto, passando pela concepção e desenvolvimento das peças, pelo desenvolvimento das ferramentas que irão produzir e montar as peças até o lançamento, propriamente dito, do veículo no mercado. O trabalho é feito analisando sempre o projeto e a execução de cada uma das peças e a sua relação com as outras peças, ou seja, apesar de todas as peças serem produzidas individualmente é na montagem do conjunto, do veículo todo, que o consumidor irá olhar e perceber que o veículo foi bem projetado e é de boa qualidade. Desta forma é possível assegurar que o consumidor fique satisfeito e com a sensação de ter feito uma boa compra.
Para compreender melhor a percepção de qualidade do consumidor, uma série imensa de questinamentos são feitos como por exemplo:
• O que faz um produto ser bem contruído e de boa qualidade?
• Como o consumidor usa e mantem o seu produto durante o seu dia-a-dia?
• Como o consumidor vê os componentes do produto e a suas relações com produto todo?
• Que componentes do produto atraem a atenção do consumidor e por quê?
• Desses componentes que atraem a atenção do consumidor, o que os faz ser de boa ou de péssima qualidade?
Pode-se concluir que o atributo de atendimentoà percepção do consumidor envolve diversas questões da percepção humana, passando para o consumidor várias experiências e sensações, que podem ser tanto boas como ruins. Sendo assim, num mercado que oferece uma vasta concorrência, como o automobilístico, quanto melhor forem as sensações e experiências transmitidas ao consumidor maior são as chances de satisfação e, consequentemente, maior são as chances de se ter um produto competitivo.

Abraços,
Julio de CAMARGO

http://www.linkedin.com/groupAnswers?viewQuestionAndAnswers=&gid=2169835&discussionID=14310963&sik=1268226967651&commentID=12959454&goback=%2Eana_2169835_1268226967651_5_1%2Eanh_2169835&report%2Esuccess=8ULbKyXO6NDvmoK7o030UNOYGZKrvdhBhypZ_w8EpQrrQI-BBjkmxwkEOwBjLE28YyDIxcyEO7_TA_giuRN#commentID_12959454


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