Ford aumenta vendas e ganha participação no mercado

18 11 2009

Da France Presse

WASHINGTON, EUA, 3 Nov 2009 (AFP)

A montadora americana Ford anunciou nesta terça-feira uma alta de 3,1% em um ano em suas vendas de unidades novas nos Estados Unidos em outubro, uma recuperação depois da queda de setembro.

A Ford estimou, em um comunicado, que sua participação no mercado superou os 15% em outubro, um avanço em um ano e o mais elevado nos nove primeiros meses de 2009.

“A demanda dos consumidores pelos novos modelos sustentou os ganhos de cota do mercado da Ford”, comentou seu vice-presidente, Ken Czubay.

“Oitenta por cento de nossas vendas em outubro provém de nossos novos modelos 2010”, acrescentou.

Na véspera, a agência de classificação financeira Moody’s elevou em um grau a nota da montadora Ford, que passou a B3, assinalando os avanços de rentabilidade conquistados depois da publicação de resultados considerados muito melhores que o esperado.

“Este aumento reflete os importantes progressos que a Ford continua fazendo para reforçar sua oferta de produtos, mantendo liquidez substancial em seus balanços”, diz a Moody’s em comunicado.

A Ford também anunciou na segunda-feira um lucro líquido de 997 milhões de dólares e um resultado operacional de 1,1 bilhão no terceiro trimestre, seu primeiro superávit desde o começo de 2008.

No terceiro trimestre do ano passado, o grupo havia registrado perda de 161 milhões de dólares, segundo comunicado da empresa.

Os resultados anunciados hoje são muito superiores às expectativas do mercado, que antecipava uma perda líquida de 12 centavos por ação. A Ford registrou, na realidade, um lucro de 26 centavos por ação.

A Ford informou que seus carros das marcas Ford, Lincoln, Mercury e Volvo venderam 136.920 unidades no mês passado.

É “um pequeno milagre” para a única montadora americana que se salvou da quebra este ano, considerou o analista Douglas McIntyre no site 247WallSt.com. “Ninguém acreditava que a Ford pudesse ganhar dinheiro na América do Norte, exceto a própria Ford”, afirmou.

Foi justamente na América do Norte, que a Ford registrou um resultado operacional sem os impostos de 357 milhões de dólares – o primeiro resultado positivo desde o primeiro trimestre de 2005.

Os bons resultados devem-se a uma melhora das vendas, em particular nos Estados Unidos, assim como a uma importante redução dos custos. Esta redução foi de um bilhão de dólares para totalizar 4,6 bilhões nos nove primeiros meses do ano. A cifra é superior aos objetivos do grupo (4 bilhões de dólares).

O volume de negócios foi, no terceiro trimestre, de 30,9 bilhões de dólares.

As cifras foram impulsionadas, em parte, devido às reduções de postos de trabalho mas, também, graças a uma popular medida do governo de estímulo às vendas, o programa chamado de “dinheiro por sucata”.

Já a General Motors anunciou que sua cota no mercado “aumentou pelo terceiro mês consecutivo, chegando a 21% do total de veículos leves”.

A GM vendeu 177.603 veículos no mês passado, um avanço de 4,1% em 12 meses, mas que ficou abaixo da previsão divulgada no site especilizado Edmunds.com (+5,7%).

Chrysler vendeu 65.803 unidades em outubro, o que significa um avanço de 6% em relação a setembro, mas é também uma queda de 30% em 12 meses.

“O Grupo Chrysler aposta na retomada das vendas em novembro e dezembro, meses tradicionalmente bons para a venta de ‘SUV’, e nossa marca Jeep oferece os melhores”.

A nova Chrysler emergiu da concordata este ano com a participação da italiana Fiat e o apoio dos governos de Estados Unidos e Canadá.

O grupo anunciou que oferecerá financiamentos com 0% de juros em novembro, além de outros incentivos.

Em setembro, as vendas da GM caíram 20% e as da Chrysler, 42%.

Equipe Rh Automotive


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: