Pequenas empresas permitem acompanhar gestão

12 11 2009

ANDRÉ LOBATO
colaboração para a Folha

Estagiar em empresas de médio e pequeno portes pode não ser o desejo inicial de muitos estudantes, mas é uma boa oportunidade para evoluir desde cedo na profissão, dizem especialistas.

Sem necessariamente contar com os programas estruturados das multinacionais, as pequenas e as médias empresas oferecem maior possibilidade de implementar novas ideias, falar diretamente com os tomadores de decisão e visualizar o negócio de maneira sistêmica, enumera Vera Ruthofer, gerente do Instituto Euvaldo Lodi em São Paulo.

“Ainda existem muitos estudantes focados nas grandes empresas, mas as pequenas e as médias oferecem boas possibilidades”, analisa.

Paulo Seixas, da agência Na Mosca, especializada em marketing jovem, afirma que o imaginário dos jovens começa a mudar para a “busca de empresas que tenham seu perfil”.

“A vantagem da empresa média é que você cresce junto com ela”, diz Jacqueline Viana, 19. Ela entrou na Phonoway pelo Programa Jovem Cidadão, do governo de São Paulo, depois voltou como estagiária-aprendiz e agora faz estágio em análise de sistemas.

Eduardo de Oliveira, superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola, diz que as firmas de menor porte são as que mais empregam. “Com exceção dos governos, que abrem muitas vagas, os estágios estão pulverizados.”

Ruthofer afirma que saber qual empresa buscar é a chave para uma boa experiência profissional. Mas ressalta que, para encontrar a empresa de menor porte, não basta pesquisar na internet, “é preciso bater de porta em porta”.

Equipe Rh Automotive


Ações

Information

Deixe um comentário