Indústria paulista gera 9.000 vagas em outubro, diz Fiesp

12 11 2009

GIULIANA VALLONE
da Folha Online

Atualizado às 17h11.

A indústria paulista registrou saldo positivo de 9.000 vagas em outubro, o que representou uma elevação de 0,41% no nível de emprego no Estado no confronto com setembro nos dados sem ajuste sazonal, segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). É a terceira alta seguida neste comparativo.

Em setembro, a indústria havia registrado a criação de 14 mil vagas. Considerando os dados com ajuste sazonal, que elimina características específicas de cada período, houve aumento no nível de emprego em outubro de 0,28% –o maior em 18 meses.

Em relação a outubro do ano passado, houve queda no nível de emprego, de 7,61%, o que representa uma eliminação de 184 mil vagas nesta base de comparação. No acumulado do ano, a indústria paulista já eliminou 34 mil postos de trabalho (-1,49%).

Setores

No mês passado, dos 22 setores, 16 tiveram desempenho positivo, quatro mais demitiram que contrataram e dois ficaram estáveis.

O setor com maior saldo de contratação em outubro, com relação a setembro, foi de couros e fabricação de artigos de couro, artigos de viagem e calçados (2,4%), seguido de produtos têxteis, com 1,5%, e móveis, com 1,3%.

Os que mais demitiram foram outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, com queda de 1,6%, e fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, com recuo de 0,7%.

Sensor Fiesp

A Fiesp também divulgou hoje o Sensor Fiesp –indicador de perspectivas futuras da indústria paulista– da primeira quinzena de novembro. O índice atingiu 53,3 pontos, contra 58,3 pontos verificados na segunda quinzena de outubro.

O índice varia entre 0 e 100 pontos, sendo que acima de 50 pontos indica otimismo e, de 50 para baixo, pessimismo.

O sensor do mercado foi o mais alto no mês, com 65 pontos, seguido pelo setor de vendas, com 56,5 pontos.

O sensor de estoques foi o que ficou no menor nível no mês, em 49,5 pontos, o que, segundo o diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) da Fiesp, Paulo Francini, representa que eles estão ajustados.

“O sensor indica uma perspectiva sem grandes nuvens no horizonte”, afirmou.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u650904.shtml – Acesso 12/11/09 17h11

Equipe Rh Automotive

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: