Você sabe encontrar oportunidades que o mercado tem a oferecer?

15 10 2009

Aproveite o momento ao qual vivemos de cenários de instabilidade profissional e desempregos e comece a ampliar ou iniciar seu networking, pois certamente reestruturações financeiras em empresas são inevitáveis, não seja pego de calças curtas.

PRONTO! Você foi sorteado pela empresa e a palavra tão temida por todos os profissionais surge no seu contexto atual, o desemprego.

Calma, não se desespere trace uma estratégia, aproveite o momento e comece a estudar o mercado, isso não é difícil e não é necessário ser um profissional especialista para entender como funciona. A grande surpresa que percebo como Consultora em RH, é que a grande maioria dos profissionais não tem a mínima idéia por onde começar. Existem alguns pecados cometidos durante a vida profissional, que são:

Primeiro pecado, se acomodar na empresa e não ampliar seu networking e mantê-lo vivo, acreditando que o emprego atual será eterno. É preciso que o profissional entenda que em algum momento esse casamento poderá se romper por uma decisão própria devido à insatisfação por não almejar crescimento profissional ou pela decisão da empresa.

O segundo pecado é disponibilizar seu Curriculum Vitae apenas para o acesso a sites de emprego , e pararem por ai.

O ideal é traçar uma estratégia de pesquisa de mercado e se tornar seu “próprio headhunter”, arregace as mangas e vá a caça do seu próprio emprego traçando primeiramente quais são as empresas que gostaria de atuar, área de atuação, segmento, porte, local e então ir a busca grupos especialistas como:

Os grupos do Yahoo: http://br.groups.yahoo.com/ , neste site é disponibilizado vários grupos com trocas de informações entre profissionais de RH de empresas e/ou consultorias que disponibilizam oportunidades de emprego, no grupo há possibilidade de conseguir uma nova oportunidade de trabalho, como fechar um novo negócio, conhecer atualidades da sua área de atuação e principalmente conhecer empresas e pessoas dessas empresas.

Crie o seu Blog profissional, nele você poderá relatar um pouco sobre a sua trajetória profissional e o seu segmento de atuação.

Explore as redes de relacionamento on-line como: Plaxo e LinkedIn, são os mais usados, nesses sites de networking profissional você pode ampliar os seus contatos com objetivo de fechar negócios, e ser visto por headhunters no mundo inteiro. Também nessas redes existem grupos focados em diversas áreas. Então, procure se relacionar com profissionais da sua área e profissionais da área de recursos humanos, tanto como dos RH´s das empresas como de consultorias de recursos humanos.

Alimente o seu Skype e MSN com uma chuva de headhunters, profissionais de RH e parceiros de trabalho de outras empresas, essas ferramentas facilitam a comunicação entre ambos, profissional e consultor.

Após alimentar sua rede de relacionamentos, faça sua apresentação relatando que atualmente esta avaliando o mercado de trabalho e encaminhe um Curriculum Vitae, caso lhe seja solicitado, afinal quem sabe, não aparecerá à oportunidade da sua vida?

É importante ressaltar que você selecione adequadamente quem tem interesse na sua rede, pois existem os bem intencionados e os maus intencionados. Lembrando sempre que processo seletivo para qualquer oportunidade de emprego, não tem custo, apenas processos de outplacement de consultorias sérias, tem custo para recolocação.

Como o velho ditado diz: “Quem não é visto, não é lembrado” e é impossível que qualquer headhunter tenha memória o suficiente para lembrar de todos os candidatos que já entrevistou durante sua vida, faça ser lembrado.

Fonte: RHCentral

Equipe Rh Automotive


Ações

Information

One response

2 05 2010
Juliana Starosky

Olá,

Achei bem interessante que tenham postado o meu artigo divulgado no RH Central, contudo todo artigo escrito e postado em outras fontes consta o nome do autor e a fonte.

Super obrigada.

Abs.

Juliana Starosky
Consultora TASA Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: