Entrevista com Headhunter do setor automotivo

17 09 2009

Ola amigos e parceiros,

Segue uma entrevista realizada com um grande Headhunter do setor automotivo, João Alvarenga, hoje atuando na Roemer Huntingo do Brasil.

Rh Automotive – Fale um pouco sobre a sua trajetória profissional:
João Alvarenga – Iniciei minha carreira no final da década de 70. Meu primeiro emprego foi no Banco Noroeste, entrei como Axiliar Administrativo e um ano depois fui promovido a Caixa.
Como sempre, segui um planejamento pessoal de carreira, estava atento as oportunidades, e logo vi uma como Auditor da Deloitte, Haskin + Sells, onde ingressei como Assistente de Auditoria e sai como Semi Sênior de Consultoria de US Income Tax and Human Resources, 2 anos depois.
Sai desta empresa para ir para a Visteon, onde entrei como estagiário e 28 dias depois fui efetivado. Entrei no nível Junior e sai de lá como Sênior de RH. Após a Visteon fui para a NEC do Brasil, RH, onde fui Sênior de Remuneração. Após a NEC do Brasil,  fui então para a Sabroe do Brasil, hje Jhonson Controls, como coordenador de RH.
Depois desta empresa, prestei serviços autonômos de RH e traduções para as empresas Madeirit, FEVAP, FEVA, ATA e Metal Leve. Após este período de autonômo de 2 anos, ingressei como Gerente de Recursos Hamanos e Comercial, a nível gerencial. A empresa acabou sendo vendida após a morte de seu fundados, foi então que ingressei como Gerente de Recursos Hamanos da IFER, uma empresa nacional de grande porte com fábricas em SP, RJ, PR e AM. A seguir fui contratado como Gerente Corporativo do Grupo Federal-Mogul, com designação internacional em Gran Haven, Michigan e startup da fábrica de eixe de comandos em Araras. Após esta empresa, minha atual empresa é a Roemer Automotive Hunting do Brasil.

Rh – Há quanto tempo esta na Roemer Automotive Hunting do Brasil e qual a sua principal atividade?
Alvarenga – Ingressei no dia 26/09/2008, como Headhunter e minha principais atribuições vão do hunting e controle ao acompanhamento do processo seletivo de nossos clientes.

Rh – Como foi o mercado automotivo em 2008 e como está sendo em 2009?
Alvarenga – O ano de 2008 caracterizou-se pela impressão geral de que o Brasil resolveria problemas crônicos de pobreza através do pleno emprego. Entretanto, não por problemas de caixa ou contas internas, mas por contigências  do cenário macro econômico internacional, o pais sofre uma situação que não criou, uma vez que a maioria das empresas do setor automotivo do Brasil são multinacionais.
Após eu ingressar na Roemer, o mercado de vagas retroscedeu a ponto de a própria empresa ter que se ajustar ao cenário, realizando algumas dispensas. O primeiro semestre de 2009 manteve a situação do ultimo bimestre de 2008, ou seja, não foram geradas novas vagas por aumento do efetivo ou mesmo substituição.

Rh – Quais as suas projeções para o 2º semestre de 2009?
Alvarenga – A primeira semana de Agosto, houve uma grande reação do mercado automotivo, mostrando uma tendência ascendente, não tão forte  como no ínicio do ano de 2008, mas com vigor  suficiente  para entendermos que o pior ja passou. Chegaremos ao final de 2009  quase empatando com os números de 2008.

Rh – O que você poderia dizer para os profissionais que estão buscando sua recolocação no mercado?
Alvarenga – Eu vou dizer um clichet, mas que é a mais pura verdade desde quando iniciei minha carreira: Não há crise para um bom profissional, e ser bom profissional é conhecer muito bem o que faz, a empresa em que trabalha e seus pares e superiores. Buscar ser sempre o sangue novo da empresa, se reciclando e buscando entender o negócio da mesma, e como se tornar útil. Cada um deve dar um toque especial por onde ande, para que suas realizações possam ser facilmente identificadas. Se conseguir mostrar um pouco disto na entrevista, é meio caminho andado para um novo emprego.

Rh – Você conhece a Rh Automotive? Qual a sua opnião a respeito das atividades por eles?
Alvarenga – Eu conheço desde quando estava em processo embrionário. O Rh Automotive é fruto da visão do fundador do Grupo Roemer, Marcelo Roemer, que sempre está dando seus passos rumo ao pioneirismo. Hoje para o setor automotivo não tenho duvida de que o grupo tem seu expertise no setor automotivo, e desconheço algum grupo empresarial voltado somente ao setor automotivo e que usa de técnicas profissionais como Grupo Roemer.

Rh – Algum comentário que queira fazer para fecharmos a entrevista?
Alvarenga – Eu agradeço a oportunidade e desejo sucesso a esta atividade do Rh Automotive no LinkedIn, em seu blog (https://rhautomotive.wordpress.com) e em seus processos diários. Tenho conversado muito com os profissionais e sem duvidas o LinkedIn tornou-se uma das melhores ferramentas para profissionais, tanto informativamente  como fonte de recrutamento.

Esta foi a entrevista realizado com o Headhunter João Alvarenga, da Roemer Hunting do Brasil.
Vocês podem encontrá-lo no LinkedIn através do seguinte link http://www.linkedin.com/pub/b/196/b50
Skype: joaoalvarenga
E também no grupo da Roemer Hunting do Brasil no LinkedIn.

Grande abraço e espero que tenham gostado da entrevista.

Equipe Rh Automotive


Ações

Information

3 responses

17 09 2009
Christiano Calado

Concordo plenamente com João quando ele comenta sobre o “clichet” de um bom profissional e sobre procurar ser sempre um “sangue novo” dentro da empresa e buscar a reciclagem. Tenho certeza que a versatilidade e a obstinação do profissional são dois pilares que devemos nos nortear sempre. Parabéns pela entrevista !

18 09 2009
Ozia Rocha

Caro João Alvarenga

Parabéns pela belissima entrevista.
Falo com conhecimento de causa porque fomos parceiros na Federal Mogul. Fico feliz em saber que vc faz parte do quadro dessa empresa, continue com seu sábios comentários e nos de o previlégio de outras entrevista no campo de empregabilidade.

Abraço

Ozia

21 09 2009
João

Caro Ozia

Fico feliz em ter noticias suas. Vamos restabelecer os contatos perdidos há 9 anos, tentei localizá-lo algumas vezes, sem sucesso. Meu telefone é 11 3822-0164 e email joao_alvarenga@superig.com.br

João

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: